
ocalourometaverso

porta_maleta
2022/2023

Imagem 01: A porta_maleta, tal como todos componentes, ideias e propostas são criações de Guilherme Antonio – ocalourometaverso, que vem para mostrar a profunda complexidade que seus projetos atingem. A imagem acima correspondem a duas unidades deste produto, e fazem parte de um projeto maior e muito mais complexo: A Casa Manifesto e Movimento.

croquis 01 - decido o conceito, vem a busca do partido.

croquis 02 - encaixes, entalhes e mecanismos.

croqui 03 - duas lâminas, e quatro fases.

croquis 04 - simples: um gatilho, uma face e um eixo de giro.

croqui 05 - fora a porta_maleta, outras onze esquadrias de acesso, foram desenvolvidas.
— Objetivando o significado da passagem, o traçado escolhido é o mesmo encontrado nos limiares da própria esquadria – o assoalho.
— Para reformar a verticalidade, o traço entalhado, assume um sentido longitudinal e perpendicular, em relação ao piso. O objetivo é simples, valorizar a representatividade da figura adolescente em nosso meio. Adolescente – uma das quatro fases humanas, possuidor de traços próprios e impacto significativo na própria formação.
— É uma fase que se destaca pela busca por identidade e independência, acompanhado do amadurecimento cerebral. Comumente vista com um período turbulento – é momento que se deve prestar compreensão, suporte e orientação visando um ambiente de oportunidade que valorize os pontos positivos da própria fase, e amenize os negativos. Deste modo, a porta_maleta tem sua altura traçada baseado na totalidade do pé direito do ambiente, a razão é para expressar o quanto gigante e interessante aquele mundo-adolescente pode ser – é expressar reconhecimento.
— A adoção de duas lâminas do tipo-abrir para a esquadria é justificada pela escolha de duas intenções com o produto: a primeira, que fosse como braços se abrindo para acolher e receber o qual abriga; a segunda intenção, é de fazer com que o ator utilizasse as duas mãos, estimulando a autoconsciência – o aqui e o agora, e que o espaço o qual adentra, é de fato, de seu total controle – é o seu santuário.
— A madeira escurecida vem para acompanhar a tonalidade do conjunto de esquadrias que compõem o projeto Casa Manifesto e Movimento, há também, uma leve intensão de envelhecer o madeiramento na qual, a porta_maleta é um alerta e representa um improvisado passadiço de madeira sobre um abismo entre dois mundos que pode estar em crescente expansão, e cada vez mais distante – o do adolescente, e o mundo o qual a sociedade habita.
— O batente em madeira mais escurecida com relação ao piso que o rodeia, reforça a divisão de universo. Cada lâmina da porta_maleta recebe quatro dobradiças personalizadas - mantendo em seu desenho, os traços retos que acompanha a composição do projeto residencial. São retiradas as guarnições - tradicionalmente usadas como acabamento, e mantem apenas os batentes laterais expostos, que reforçam a marca da verticalização, e estruturação.
— Os parafusos amarelos vem para atrair o olhar, e fazer observar o que muitas vezes passa despercebido e sem o devido valor, aos olhos daqueles que podem ver.

Imagem 02: A porta_maleta.
Imagem 03: Um gif da animação desenvolvida no software 3DS Max 2025 para o vídeo-apresentação da porta_maleta.
— O puxador_alça nasce como resultado da análise na inter-relação das figuras/atores paterno e materno (adulto) versus a figura/ator filho (adolescente) na contemporaneidade.
— Trata-se de um produto que simplifica, unindo o complexo e tradicional sistema de maçaneta, trinco, fechadura, linguete, chave metálica e todas os seus componentes.
— Com apenas um gatilho e um sistema eletromagnético, o puxador_alça propõe por si só, de forma silenciosa e respeitosa, a simplificação da comunicação e da posição de cada membro do grupo familiar, e que paralelamente traga a própria autorreflexão sobre o comunicar – podendo ir muito além do som ou da escrita. É um mecanismo inovador e moderno que vem para dar a liberdade, o controle e a permissão aos protagonistas da Residência Manifesto e Movimento.